quarta-feira, 16 de março de 2011

ModaLisboa Outono Inverno 2011/2012

Por Ana Tatiana Capeletti - Enviada especial ao ModaLisboa
                    ModaLisboa/Fotografia Rui Vasco

A abertura do ModaLisboa trouxe ao Pátio da Galé, Terreiro do Paço, milhares de pessoas para conferir as propostas dos principais Criadores Portugueses em suas coleções de Outono/Inverno 2011/2012. O evento, com duração de 4 dias teve como mote para as coleções um tema inspirador: LOVE.
 
Ricardo Preto Outono Inverno 2011/2012
Ricardo Preto foi o estilista que teve o privilégio de inaugurar a edição comemorativa dos 20 anos da ModaLisboa.
O estilista apresentou uma coleção urbana, com cores primárias, e cortes sóbrios, ora floridos, ora lisos, porém com muita vibração. Pudemos constatar o contraponto de cortes volumosos e linhas retas, em uma alusão às silhuetas da Idade Média, perfeitamente cabível aos nossos dias. Uma paixão, levando em conta critérios pessoais, foi a tonalidade Verde Musgo visto em peças coringas sem abrir mão de clássicos como o branco e preto, que junto à gamas como fortes azuis, marrons e vermelhos, se fez presente na nobreza de tecidos fluidos e encorpados.









Pedro Pedro Outono Inverno 2011/2012

Pedro Pedro usou uma técnica que agradou à muitos e à outros nem tanto, uma vez que brincou com os cortes e temas invertendo papéis entre ítens do guarda roupas que são intitulados exclusivamente Masculinos ou Femininos.
O que vimos foi algo em torno da criação de uma mulher moderna, forte, um tanto andrógina. O que se fez visível foram formas que favorecem os tipos longilíneos, com materiais altamente classificados e selecionados como couros, lãs, veludos e cortes absolutamente clássicos e minimalistas. Houve a aparição tímida de algumas peças estampadas, e também outras mais largas e descontraídas mais masculinas, todas exemplificando perfeitamente o perfil de seu criador.








 
Alves/Gonçalves Outono Inverno 2011/2012

A apresentação dos criadores foi pontuada pela hegemonia da cor branca logo na abertura e Alves/Gonçalves nos convidou para um mergulho em propostas simples e formais, visíveis através de cortes geométricos distintos e elegantes. 
São características da dupla brindar a elegância e o rigor usando materiais nobres em cortes de características próprias.
A palheta de cores variou entre os tons de branco, vermelhos e azuis em nuances fortes - aqui entre nós, observado como a principal aposta da estação por todos dos estrelado universo fashion - passando pelos clássicos como preto e cinzas que fecharam imprimindo toque de sofisticação e sobriedade.









Luís Buchinho Outono Inverno 2011/2012

ModaLisboa 20 Years - Love, em seu segundo dia abriu com o desfile de Luís Buchinho, que nesta estação apresentou uma coleção baseada na temática "Navy".
O criador ao interpretar o tema baseou-se em uniformes navais e no vestuário de pescador criando um ambiente casual sofisticado. Foi apresentado cortes de formas geométricas retas, composta de saias midi ou longas e calças sequinhas apostando na temática esportiva. A paleta de cores variou da ausência total - branco e preto - ao glamour do dourado, azul royal e vermelho compostas por malhas grossas que sugeriam elementos exclusivos da linha mariner , entre eles tranças, cordas, listras.









Katty Xiomara Outono Inverno 2011/2012

Katty Xiomara em uma aplaudidíssima apresentação, sugeriu com o tema "Ilusão", uma coleção extremamente feminina, sensual, sem parecer pretensiosa.
Fomos remetidos a uma esfera de encanto e magia voltada ao universo feminino em forma de brilhos, cintilâncias e formas valorizadas ao estilo retratado pelos mágicos do começo do século passado. Conferimos o predomínio dos pretos em contraste com branco em sobreposições e transparências que nos faziam mergulhar no universo underwear mesclado às composições que cabiam perfeitamente em nosso atribulado dia-a-dia.
Ao incentivar nosso inconsciente coletivo a dar um pulo no universo fetichista digno das divas hollywoodianas, a estilista nos remeteu à um cenário das coelhinhas da playboy através dos casacos de pele branco com detalhes em rosa (visualizem por instantes a orelha de um singelo coelho).









Ana Salazar Outono Inverno 2011/2012

Ana Salazar, com a maestria de decana na moda lisboeta, nos mostrou uma coleção voltada para a sua inspiração nas florestas e pássaros desde o primeiro segundo em cena, através da escolha do som e através das cores, texturas e formas.
O universo explorado foi o de damas medievais misteriosas e valentes, à la Joana D'arc, mostrando uma silhueta marcada por muito brilho, nas peças e acessórios repletos de paetês. A predominância do vermelho total, na abertura da cena e em peças seguintes nos remeteu ao glamour e os cortes à laser mostrados em boa parte da coleção permeou a perfeição do acabamento já característico da criadora.








Nenhum comentário:

Postar um comentário